sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Microsoft anuncia abertura de código de produtos

A Microsoft anunciou ontem, 21 de fevereiro, que abrirá o código de seus softwares e dará livre acesso a alguns de seus produtos, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de programas independentes. Com a nova estratégia, a empresa segue os passos do Google, que teve grande sucesso ao incentivar os programadores a desenvolver programas para seus próprios aplicativos.

A companhia fundada por Bill Gates disse que propôs iniciar quatro princípios: "assegurar os códigos abertos, promover a portabilidade de dados, aumentar o apoio para os padrões industriais e buscar um compromisso mais aberto com clientes e indústria, incluindo as comunidades de código aberto".

Os princípios serão aplicados ao sistema operacional Windows Vista, Windows Server 2008, SQL Server 2008, Office 2007, Exchange Server 2007 e Office SharePoint 2007, assim como as versões futuras destes programas. A Microsoft tornará pública a informação técnica necessária em seu site e os programadores de software não precisarão pagar licenças nem outras taxas para ter acesso a ela.

Fonte: www.terra.com.br

Um comentário:

Daniel Soares disse...

HAUhauhauHAuh!
"Não pode vencê-los junte-se à eles."
Uma hora ia cair esse monopólio.
Agora com acesso direto outros programadores, especialmente os voltados para linux, poderão fazer programas com funcionalidades parecidas, sem precisar da engenharia reversa. OOOnde esses programadores vão desenvolver pra Microsoft?